NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Projeto ECO-SANDWICH

A construção sustentável, a eficiência energética e o recurso à reciclagem estão na base do novo projeto ECO-SANDWICH, criado por um consócio de investigadores croatas e co-financiado pela União Europeia no âmbito do programa europeu Eco-Inovação.

O projeto ECO-SANDWICH consiste na construção de paredes pré-fabricadas recicláveis, com a aplicação de dois materiais eco-inovadores – lã mineral e betão.

São paredes em lã mineral cobertas por betão, que utilizam materiais reciclados na sua construção, sendo elas próprias recicláveis.

A lã mineral utilizada neste projeto recorre à tecnologia de isolamento criada pela empresa espanhola KNAUF, a ECOSE, que contém fibras constituídas por vidro reciclado (até 60% da sua constituição), sem o recurso a produtos químicos à base de petróleo para ligar essas fibras, nem de tintas corantes ou branqueadoras.

De acordo com a KNAUF, a ECOSE é um material de referência, sem efeitos prejudiciais para a saúde e ambiente, e, em termos de custos, é equiparável ao da lã mineral tradicional.

Quanto ao betão, o mesmo foi fabricado com base nos resultados da recente pesquisa sobre a durabilidade e resistência do betão reciclado, o qual é constituído essencialmente por resíduos de construção e de demolição.

Esta tecnologia já foi testada num campus universitário em Kroprivnica, cidade situada no norte da Croácia, e de acordo com a ECO-SANDWICH, a produção destas paredes pré-fabricadas tem um gasto energético na sua produção correspondente a 1/3 do gasto de produção das paredes pré-fabricadas tradicionais.

Para além disso, este sistema oferece melhor isolamento térmico, que se reflete numa redução de 15% da energia gasta em aquecimento e de 50% na necessidade de utilização de sistemas de refrigeração, estimando-se que estas paredes estejam pagas em 22 meses, somente com a redução dos gastos energéticos.

Este projeto recebeu o prémio croata Best Croatian Green Economy Team e o prémio INOVA 2013 para a Best Ecological Invention.