NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Tesla produz telhas que geram energia solar

A Tesla anunciou que vai começar a produzir os seus telhados solares e até já é possível fazer encomendas no site da companhia. A notícia foi dada pelo CEO da empresa, Elon Musk, no Twitter, onde promete ter disponível o produto já este ano nos Estados Unidos e no próximo ano noutros países (incluindo Portugal).

Apesar de terem sido apresentados quatro tipos de painéis solares, em Outubro, apenas dois vão ser inicialmente produzidos. As suas maiores vantagens em relação aos vulgares painéis de energia solar, é que estes se assemelham a telhados de xisto, têm garantia vitalícia (a telha) e maior resistência.

Apenas parte das telhas colocadas têm incorporadas células solares, para captar a luz e transformá-la em energia. É o consumidor que decide a quantidade de electricidade que pretende produzir, o que determina a quantidade de telhas com células integradas. Tanto essas, como as outras são planas, têm um revestimento de vidro resistente e à vista desarmada não se distinguem.

Comparadas com as telhas tradicionais, as de vidro temperado do Solar Roof da Tesla, apresentam maior resistência e têm boas classificações no que respeita à protecção contra granizo, vento e incêndio.

A energia é armazenada na bateria Powerwall, que permite ao utilizador usá-la a qualquer hora e na medida das suas necessidades. Ideia que vai de encontro à estratégia de Elon Musk de eliminar a utilização de combustíveis fósseis. "Estas são verdadeiramente as três pernas do banco para um futuro com energia sustentável. Energia solar que passa para uma bateria fixa, para que possa ter energia à noite e carregar o veículo eléctrico...", explicou Musk.


Fonte da notícia: Sábado